quinta-feira, 25 de maio de 2023

MICHÈLE SATO, PRESENTE!




MICHÈLE TOMOKO SATO

O que dizer  escrever  - sobre Michèle Sato, em poucos parágrafos, que sejam expressivos e representativos da existência  e obra dessa mulher?
Uma profissional indescritível! Pós-doutora em Educação e na Arte de aliar Arte-Educação como ninguém jamais havia feito para denunciar e anunciar as mazelas e crimes na área ambiental! Uma pesquisadora na essência da palavra! Tudo foi motivo de estudo. Nada passava por uma leitura simples de mundo. Ao contrário, lia o mundo por diferentes vieses. Interpretava-o e o traduzia em múltiplas linguagens para todos que dela se aproximassem.
 Não tinha tempo ruim para Michèle “arregaçar as mangas” e disseminar conhecimentos a quem quer que fosse e onde quer que estivesse. Falava aos pantaneiros-as, indígenas, negros-as, educadores-as, estudantes, migrantes, enfim... Humanos de todos os grupos e lugares, sempre com seu jeito humilde, inteligente, firme e decisivo de dizer verdades. Michèle surpreendia sempre! Foi brilhante!
Falava e atuava, com propriedade, sobre temas diversos, pois havia ciência em tudo que fazia. Aliás, Ciência – Amor - Esperança sustentavam sempre seus argumentos. Educadora encharcada nas obras de Paulo Freire, militava em favor da VIDA. Vida para o planeta inteiro e todos seus habitantes – criaturas de todas as espécies – em  todos os lugares. 
A água, a terra, o fogo e o ar impregnaram todos os momentos de sua vida, arte e militância. Pois é um espírito semeador que lançou sementes em diferentes direções, sempre preocupada em desfazer a invisibilidade e a vulnerabilidade dos seres esquecidos nesse mundo. Lutou por um planeta inteiro! 
E mesmo no leito de um hospital de UTI, ao longo de 33 dias, foi guerreira, ensinando-nos a lutar. Como lutou!
Nunca será dito o bastante sobre essa mulher que foi ÁGUA, TERRA, FOGO e AR. 
GRATIDÃO!

Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicado e Arte

Contra os retrocessos ambientais

  




A boiada no congresso continua passando... O coletivo OBSERVARE OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL denuncia a aprovação, em regime de urgência, no Congresso Federal, de medidas que colocam em xeque a reestruturação das nossas políticas ambientais, o protagonismo dos povos originários e a defesa da Mata Atlântica . 


Ontem foi aprovada a Medida Provisória 1154/23 que esvazia os Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. Além disso, foi aprovado o enfraquecimento da proteção à Mata Atlântica.


Outro retrocesso foi a aprovação do PL490, chamado de Marco Temporal, uma medida violenta contra os povos Indígenas que atenta sobre o reconhecimento de suas terras. 


 Este é mais um dos ataques que a luta ambiental sofre, colocando a frente a ganância a qualquer custo, enquanto o colapso climático avança e os impactos recaem aos povos à margem deste sistema desigual que estrutura nosso País.


Contra os retrocessos ambientais!

Marco Temporal não!

Não à MP 1154/23!

Seguimos na luta!

OBSERVARE

sábado, 4 de fevereiro de 2023

nota de pesar

 https://www.ufmt.br/curso/ppge/noticias/nota-de-pesar-1675532987#top_page

Nota de Pesar

Foto: Redes sociais

Foto: Redes sociais

OPrograma de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se solidariza com a família de Thays Machado, egressa do curso de mestrado deste programa, pela sua partida tão breve. Enquanto estudante da pós-graduação defendeu este espaço de educação pública, gratuita e de qualidade e, principalmente, “Os Direitos Humanos e a Educação Ambiental”, tema da sua dissertação de mestrado, defendida em 2010 sob a orientação da Dra. Michèle Sato.

 

O ocorrido com Thays, na data de 18 de janeiro de 2023, ficou marcado para sempre na existência dos professores do nosso programa, assim como dos amigos e da sua família que, assim como milhares de famílias brasileiras perdem suas filhas, vítimas de feminicídio, uma triste realidade que se perpetua no contexto de um sistema que é estrutural em nosso país.

 

Diante de tamanha tristeza e dor, externalizamos o nosso mais profundo pesar pela perda, bem como o nosso sentimento de indignação pela forma como a sua vida foi tão brevemente ceifada, destacando que estaremos juntos na luta por justiça.

 

Desejamos, de mãos dadas, conforto ao coração de toda família.

 

Respeitosamente,

 

Colegiado e Funcionários do PPGE/UFMT.

 

Thays presente!

 Criada em 2015 em Portugal, o Climáximo é uma organização de ativistas climáticos, alinhada com o Ambientalismo Radical e baseada no princí...