webliografia

  
                           Nese Sahin: book


A maioria dxs autorxs é participante do Observare [ordem alfabética]. 

ABÍLIO, Francisco; SATO, Michèle (Orgs) Educação Ambiental - do currículo da educação básica às experiências educativas no contexto do semiárido paraibano. João Pessoa: EdUFPB, 2012.

https://sites.google.com/site/coloquioea/gepea/publicacoes?fbclid=IwAR0DFf5gkisksft62lyedjwqdQpU3G4e7BKaOST9muqwV4ev90riFFXWHXg
[download PDF]

ABÍLIO, Francisco J.; FLORENTINO, Hugo; RUFFO, Thiago (Orgs.) Biodiversidade aquática da caatinga paraibana: limnologia, conservação e educação ambiental. João Pessoa: UFPB, 2018.

[download PDF]

AMARAL, F. M. D. do, SANTOS, M.de F. de A. V., MELO, K. V. de, FRAGA, C. F. de O.; OLIVEIRA, G. F. de; STEINER, A. Q.; PEDRINI, A. de G. The role of environmental education in changing school students’ perceptions of and attitudes toward coral reefs in the Fernando de Noronha Archipelago, Brazil. Revista da Gestão Costeira Integrada, Faro (Portugal), 14: 1-8, 2014.

[download PDF]

ARAUJO, J. C. ; SILVA, M. A. ; SANTOS, F. F.; PEREIRA, C. R. RODRIGUES, A. C. FORMAÇÃO PARA A JUSTIÇA AMBIENTAL A PARTIR DE QUESTÕES CONTROVERSAS. In: Revista da SBEnBio - Número 9 - 2016.

[download PDF]

CARSON, Rachel. Primavera silenciosa. São Paulo: Melhoramentos, 1969.

[download PDF]

COSENZA, A. , FREIRE L. M., ESPINET, M.; MARTINS, I Relações entre justiça ambiental, ensino de ciências e cidadania em construções discursivas docentes. In: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 14, No 2, 2014.

[download PDF]

COSENZA, A. ; MARTINS, I. ENVIRONMENTAL EDUCATION FOR ENVIRONMENTAL JUSTICE IN THE SCHOOL CONTEXT: TEACHERS DISCOURSES AND PRACTICES. In: Pesquisa em Educação Ambiental, vol.13, Especial – pags. 115-127, 2018.

[download PDF]

COSENZA, A.; SILVA, M. A. ; ARAUJO, J. C. PEREIRA, C. C. R. A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA HÍBRIDA DE UM CONFLITO AMBIENTAL: ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA OU COOPTAÇÃO IDEOLÓGICA NA ESCOLA? In: VILELA , M. L.; MENDES, R. R. L.; PINHÃO, F. L.; RIOS, N. T. (ORGS) Aqui também tem Currículo! Saberes em diálogo no ensino de Biologia. Curitiba, Editora Prismas: 2018.

[download PDF]

DICKMANN, Ivo; CARNEIRO, Sônia M. Paulo Freire e a formação de educadores ambientais. Revista COCAR, Belém, v13, n25, 278-306, 2019.

http://páginas.uepa.br/seer/index.php/cocar
[download PDF]

DICKMANN, Ivo; DICKMANN, Ivanio. Primeiras palavras em Paulo Freire. Chapecó: Livrologia, segunda edição, 2019.

EMILIANO, Darci; MARTIN, Alfredo Guillermo; PEREIRA, Vilmar Alves. Cultura Kaingang: saberes e identidades direcionados aos desafios contemporâneos da conservação ambiental. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 19, n.41, p. 203 – 233, set./dez. 2018.

FERREIRA, Luana; ALMEIDA, Renato. Desafios à Participação Social nas Políticas de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. In OLIVEIRA, I.; ANDRADE, D.; QUEIROZ, D. (Orgs.) Direitos humanos em mosaico - panoramas e reflexões. Salvador: EdUNEB, p.99 - 122, 2020.

FIGUEIREDO, João. Educação ambiental dialógica. As contribuições de Paulo Freire e a cultura sertaneja nordestina. Fortaleza: UFC, 2007.
[download PDF]

FREIRE, L. M.; COSENZA, A.; MARTINS, I. Colaboración entre Comunidad y Escuela como una Posibilidad de Enfrentar Injusticias Ambientales. In: ROBLES,S. L. R.; GARCÍA G. C. M.; BLANCH, M. E. (orgs.) Educación Ambiental para el Cambio Climático: un nuevo Sentido del Lugar. Jalisco, México: 2015 ( ISBN: 978-607-7999-02-7).

[download PDF]

GANZER, Adriana et al (Orgs). Educação ambiental e meio ambiente em pauta. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2017

[download PDF]

GUERRA, A. Fernando S. e FIGUEIREDO, Mara L. (Org) Diálogos de saberes e fazeres: uma releitura dos 25 anos da trajetória da educação ambiental brasileira. São José : ICEP, 2017. 490 p.
http://www.icepsc.com.br/ebook_livro.php?li=9
[download]

IARED, Valéria et al. (Orgs) Fundamentos e práticas para educador/es ambientais. Batatais: MC2, 2011.

[download PDF]

JACOBI, Pedro; GRANDISOLI, Edson. Água e sustentabilidade: desafios, perspectivas e soluções. São Paulo: IEE, USP & Reconectta, 2017.

[download PDF]

JACOBI, Pedro; TRANI, Eduardo. Planejando o futuro hoje: ODS13, adaptação e mudanças climáticas em São Paulo. São Paulo: IEE-USP, 2019.
[download]

JACOBI, Pero; TOLEDO, Renata; GIATTI, Leandro. Ciência pós-normal - ampliando o diálogo com a sociedade diante das crises ambientais contemporâneas. São Paulo: FSP, USP, 2019.
[download]

KASSIADOU,Anne et al. (Orgs.) Educação Ambiental desde el Sur. Macaé: NUPEM, 214p, 2018.

[download PDF]

LAYRARGUES, Philippe P. Antiecologismo no brasil: reflexões ecopolíticas sobre o modelo do desenvolvimentismo-extrativista-predatório e a desregulação ambiental pública. In: OLIVEIRA, M.M.D., MENDES, M., HANSEL, C.M., DAMIANI, S. (Org). Cidadania, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Caxias do Sul: EDUCS. p.325-356. 2017.

[download PDF]

LAYRARGUES, Philippe P. Educação Ambiental nas sociedades capitalistas. Nuevamerica, n157, jan-mar, p. 24-30, 2018.

[download PDF]

LAYRARGUES, Philippe P. Quando os ecologistas incomodam: a desregulação ambiental pública no Brasil sob o signo do Anti-ecologismo. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, p. 1-30, 2018.

[download PDF]

LAYRARGUES, Philippe P. É só Reciclar? Reflexões para superar o conservadorismo pedagógico reprodutivista da educação ambiental e resíduos sólidos. In: Ruscheinsky, Aloisio; Calgaro, Cleide; Weber, Thadeu. Ética, Direito Socioambiental e Democracia. Caxias do Sul: EDUCS. p.194-211, 2018.

[download PDF]

LAYRARGUES, Philippe P. Subserviência ao capital: educação ambiental sob o signo do antiecologismo. Pesquisa em Educação Ambiental, vol.13, n.1, p. 28-47, 2018.

[download PDF]

LOGAREZZI, Amadeu. Educação ambiental e transição para sociedades sustentáveis. Mesa-redonda do simpósio realizado em Piracicaba: Oca, Esalq, USP, 2018.

http://www4.esalq.usp.br/eventos/simp%C3%B3sio-educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental-e-transi%C3%A7%C3%A3o-para-sociedades-sustent%C3%A1veis
[download]

LOUREIRO, Frederico et al (Orgs). Pensamento ambientalista numa sociedade em crise. Macaé: NEPEM, UFRJ, 2015.

[download]

OLIVEIRA, Terezinha; AMARAL, Carmem. Discutindo conceitos de educação ambiental com professores em uma escola pública de São Paulo.  Ensino, Saúde e ambiente, v12, n2, p. 140-155, 2019.

PADILHA, Paulo et al (Orgs.) 50 olhares sobre os 50 anos da Pedagogia do Oprimido. São Paulo: IPF, 2019.

[download]

PÉREZ, Ignacio J. Produção de natureza: parques, rewilding e desenvolvimento local. Curitiba: SPVS, 2019.

RHORMENS, M. S.; PEDRINI, A. de G.; GHILARDI-LOPES, N. Implementation feasibility of a marine ecotourism product on the reef environments of the marine protected areas of Tinharé and Boipeba Islands (Cairu, Bahia, Brazil). Ocean & Coastal Management, v. 139, p. 1-11, 2017.

[download]

SANTOS, P. F; DIAS, A.M.; COSENZA, A.; FONSECA, J. A.; SILVA, M. A. IMPACTOS E INJUSTIÇAS AMBIENTAIS: SIGNIFICAÇÕES DE ATORES QUE CONSTITUEM UM CONFLITO SOCIOAMBIENTAL. In: Pesquisa em Educação Ambiental, vol.12, n.1 – pags. 100-114, 2017.

[download PDF]

SATO, Michèle; SILVA, Regina; JABER, Michelle. Educação ambiental - Tessituras de esperanças. Cuiabá: Sustentável & UFMT, 2018.

http://editorasustentavel.com.br/educacao-ambiental-tessituras-de-esperancas/
[download]

SCHULZ, L. Ecoformação por meio de acampamentos: ressignificando os ambientes de aprendizagem com adolescentes do ensino médio/técnico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. V. 30, n. 1, p. 320– 334, jan./ jun. 2013.  https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3575.

[download]

SCHULZ, L. Juego de Arena y Escritas de Si: revelando los itinerarios ecoformativos de una profesora. Alteridad: revista de ciencias humanas, sociales y educación. , v.13, p.132 - 145, 2018a. https://alteridad.ups.edu.ec/index.php/alteridad/article/view/1.2018.10.

[download]

SCHULZ, L. Ecoexperience learning: learning strategy for critical environmental education. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 26, p. 259-280, jul/set. 2018b.  https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/7366

[download PDF]

SCHULZ, Luciane, PERUZZO, Leomar; CARVALHO, Carla. A ambientalização curricular e sustentabilidade na Universidade Regional de Blumenau: uma proposta de educação ambiental crítica com arte. Poiesis, v13, n23, 89-101, 2019.

STEFANO, Daniela; MENDONÇA, M. Luisa (Orgs). Direitos Humanos no Brasil 2018. Relatório da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. São Paulo: Outras expressões, 2018.

[download PDF]

TAMAIO, Irineu. Educação ambiental em tempos de mudanças climáticas: uma diálogo necessário em um mundo de (in)certezas. Brasília: MMA & PNUD, 2010.

[download PDF]

TOMIO, D.; ANDERSEN, D.; SCHULZ, L. A escola como espaço de práticas educativas e de pesquisa em Permacultura: estado da arte da produção científica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. , v.34, p.01 - 21, 2017. https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7189.

[download PDF]
*
*
________   ___   ___   __________       
________   ___   ___   __________       
ENVIRONMENTAL EDUCATION RESEARCH
Special Issue: BRAZILIAN ENVIRONMENTAL EDUCATION

volume 24, issue 10, 2018 & 2019 | ISSN 1469-5871
https://www.tandfonline.com/toc/ceer20/24/10?nav=tocList

Flávia Torreão THIEMANN, Luiz Marcelo de CARVALHO & Haydée Torres de OLIVEIRA. Environmental education research in Brazil, Environmental Education Research, 24:10, 1441-1446, 2018.
https://doi.org/10.1080/13504622.2018.1536927
[download PDF]


Luiz Marcelo de Carvalho, Jorge Megid Neto, Clarice Sumi Kawasaki, Dalva Maria Bianchini Bonotto, Ivan Amorosino do Amaral, José Artur Barroso Fernandes, LuizCarlos Santana, Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho & Rosa Maria Feiteiro Cavalari. Environmental education research in Brazil: some highlights from theses and dissertations, Environmental Education Research, 24:10, 1447-1463, 2018.
DOI: 10.1080/13504622.2018.1545154
[download PDF]


Eunice Schilling Trein (2018) An argument for vindicating a Marxist ontology in environmental education research, Environmental Education Research, 24:10, 1464-1475,
DOI: https://doi.org/10.1080/13504622.2018.1545153
https://1drv.ms/b/s!ArAwKvScjHNvgbE27lEoJRxeyoVJ6A

[download PDF]

Carmen Roselaine de Oliveira FARIAS, Isabel Cristina de Moura CARVALHO & Marcelo Gules BORGES. One decade of environmental education research in Brazil: trajectories and trends in three national scientific conferences (ANPEd, ANPPAS and EPEA), Environmental Education Research, 24:10, 1476-1489, 2018.
https://doi.org/10.1080/13504622.2017.1326018
[download PDF]


Leandro BELINASO, Lúcia ESTEVINHO & Mariana Brasil RAMOS. Environmental education in television narratives: a Brazilian case study, Environmental Education, 24:10, 1490-1500 , 2019.
https://doi.org/10.1080/13504622.2018.1545150
[download PDF]


Maria do Carmo GALIAZZI, Diana Paula Salomão de FREITAS, Cleiva Aguiar de LIMA, Cláudia da Silva COUSIN, Moacir Langoni de SOUZA & Rodrigo Launikas CUPELLI. Narratives of learning communities in environmental education, Environmental Education Research, 24:10, 1501-1513, 2018.
https://doi.org/10.1080/13504622.2018.1545152
[download PDF]


Regina SILVA, Michelle JABER & Michèle SATO. Social mapping and environmental education: dialogues from participatory mapping in the Pantanal, Mato Grosso, Brazil, Environmental Education Research, 24:10, 1514-1526, 2019.
https://doi.org/10.1080/13504622.2018.1545151
[download PDF]

Nenhum comentário:

MICHÈLE SATO, PRESENTE!

MICHÈLE TOMOKO SATO O que dizer  escrever  - sobre Michèle Sato, em poucos parágrafos, que sejam expressivos e representativos da existência...