GT22-anped

 



MANIFESTO

Nós, educadoras e educadores do GT 22 - Educação Ambiental, manifestamos nosso repúdio à necropolítica em curso, aos ataques e retrocessos das políticas públicas em defesa e gestão do meio ambiente no país. Enfatizamos nosso repúdio em relação ao desmonte da Política Nacional de Educação Ambiental por parte desse governo e denunciamos ao mundo o eco genocídio em curso, gritando: Amazônia viva! Floresta em pé!

A floresta Amazônica representa mais do que um patrimônio, representa o sentido de sobrevivência em relação à emergência climática, uma utopia. Mantê-la viva e plena significa uma atitude de respeito à natureza, às culturas e aos povos que nela habitam e a protegem. Nós educadores e educadoras ambientais gritamos basta e exigimos respeito aos povos originários e comunidades tradicionais. Exigimos demarcação já e nos posicionamos contra o projeto do marco temporal. O GT 22 se soma ao grito e às marchas dos povos, comunidades quilombolas, grupos extrativistas e demais populações tradicionais e periféricas do Brasil, vítimas de uma política de massacre que está em curso em nosso país há 521 anos.

Assim reivindicamos o respeito à Vida em todas as suas formas de expressão, reivindicamos o direito de ser e existir dos rios, florestas, seres e de todos os povos.

No centenário de Paulo Freire nos juntamos à luta pelo respeito à Vida como Nossa Práxis!


20/10/2021

GT 22 – Educação Ambiental
40ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED
https://40reuniao.anped.org.br/

Nenhum comentário:

MICHÈLE SATO, PRESENTE!

MICHÈLE TOMOKO SATO O que dizer  escrever  - sobre Michèle Sato, em poucos parágrafos, que sejam expressivos e representativos da existência...