domingo, 27 de novembro de 2022

NOTA DE REPÚDIO

CONTRA AS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS CAPIXABA 

Escola Primo Bitti, Em Racruz, ES / fotografia Kadija Fernandes

Fonte: Folha de SPaulo, https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/11/atirador-de-aracruz-es-usou-equipamentos-de-policia-para-entrar-em-escola-diz-investigacao.shtml


Nós, educadores e educadoras ambientais, prestamos nossa solidariedade as vítimas, as famílias, aos amigos e ao povo do Espírito Santo que sofrem a dor da ferida feita pelo ato covarde, cruel, patológico e de extrema violência nas escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti e no Centro Educacional Praia de Coqueiral, localizadas no município de Aracruz-ES. Nesse ataque brutal, 13 pessoas ficaram feridas levando à quatro vidas ceifadas da pior maneira, sendo três professoras e uma estudante de apenas 12 anos. A escola, lugar supostamente seguro, onde se planta sonhos e esperanças, tornou-se, na última sexta-feira (25/11/2022), lugar de violência e de tristeza.

Manifestamos a importância do trabalho desenvolvido pelas professoras que nos deixaram, e que, deixam para as futuras gerações suas lições de ciências, porém, mais do que isso, sua própria experiência de vida como exemplo de luta em defesa da vida. Embora todas as vidas sejam igualmente importantes, registramos a atuação da companheira que deixou marcas profundas na sua luta por justiça ambiental, a Socióloga e professora Flávia Amboss Merçom, que participava da gestão e que lutou contra as injustiças ambientais do crime de Mariana.

Nós educadores e educadoras ambientais, impactados com o crescimento da extrema direita de grupos neonazistas e neofascistas estimulados por sinais subliminares implícitos e explícitos, muitas vezes até por autoridades como o atual presidente e seus “seguidores”, não podemos permitir deixar passar impune essa violência.

O fomento ao ódio e todas as manifestações a favor das armas são expressões da violência que favorecem mais crimes hediondos. Os manifestantes destas exteriorizações de ódio são, portanto, responsáveis pela tragédia ocorrida, fruto do estímulo ao armamentismo e ao exagerado culto militar. Entendemos que quem cometeu esses crimes assombradores não é apenas um jovem de 16 anos completamente fora de seu altruísmo, mas um sistema de necropolítica que facilitou o seu acesso às armas, que estimulou a violência e que fez nascer e crescer na nossa sociedade um espírito de violência e que precisa ser imediatamente combatido.

Essa nota expressa a nossa dor e a nossa solidariedade às famílias e vítimas, mas também é um grito de repúdio e de indignação a esse cenário.

É uma forma de dizer basta dessa cultura de guerra! Chega!
Por uma cultura da paz!
Desarmamento já!
Desnazificação já!

Pela punição efetiva aos que incitam ao ódio!
Chega, em nome da vida!
Dos que lutam pela vida e pelo direito de existir!


27/11/2022

Rede Capixaba de Educação Ambiental, RECEA
http://receaes.blogspot.com/

Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental, Nipeea
http://nipeea.blogspot.com/

Observatório da Educação Ambiental, OBSERVARE
https://observatorioea.blogspot.com/

Nenhum comentário:

 Criada em 2015 em Portugal, o Climáximo é uma organização de ativistas climáticos, alinhada com o Ambientalismo Radical e baseada no princí...