quarta-feira, 15 de julho de 2020

Mourão

Mourão, o que significa:  

A semiótica é foda e não perdoa. Metáforas não se configuram apenas no plano das palavras, elas se materializam no plano interdiscursivo cósmico onde se misturam não só palavras, mas também energias, matérias, vidas e seus discursos.

Mourão é um pau, um toco, uma estaca, uma EX-ÁRVORE que era cheia de vida e que fora violentada na lógica da plantation. Esta estaca é fincada na terra, sangrando-a e formando cercas mortas que dividem territórios depois deles terem sido devastados, desnutridos, divididos e latifundiados. 

Nas fibras daquela madeira registram-se as dores e gritos dos povos da floresta pilhados pelo branco homem...tem cinzas ali também, tem marcas das incinerações sobre as várias formas de vidas sufocadas... dessas fibras também saíram as lascas, farpas e fiapos das chibatas... 

Mourão significa isso, uma revisitação ao terror. É um totem da morte, um símbolo sagrado da Necropolítica, um  objeto de pau que divide e que nunca se soma. Ele se junta as espadas, mosquetes, chicotes e bandeiras que assolam estas terras e suas territorianias desde a grande invasão, da qual se configurou uma ideia vazia de modernidade e de novo mundo!

Bruno Monteiro - RJ
 15/07/2020.

Nenhum comentário:

MICHÈLE SATO, PRESENTE!

MICHÈLE TOMOKO SATO O que dizer  escrever  - sobre Michèle Sato, em poucos parágrafos, que sejam expressivos e representativos da existência...