ARTE-EDUCAÇÃO-AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS MOVIMENTOS E FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
O Observatório da Educação Ambiental (Observare) é um coletivo criado em 2019, como meio de acompanhar as políticas do atual Governo Federal, que vem insistentemente destruindo o ambiente brasileiro. Para muito além de meramente «olhar», atribuímos o conceito latino do cuidado e da luta no Observare [https://observatorioea.blogspot.com/]. Este coletivo agrega diversas redes, institutos de pesquisa, organismos não governamentais e majoritariamente inúmeras universidades brasileiras.
Por isso, a agenda ambiental é um longo processo de formação (graduação e pós-graduação), pesquisa, internacionalização e vivências comunitárias. Organizamos, política e coletivamente, diversos manifestos, materiais pedagógicos, publicações científicas, projetos de pesquisa, intercâmbios e eventos, entre tantas outras atividades.
Algumas datas se revestem de mais importância, por isso elegemos a semana do meio ambiente (4 de junho) e a greve mundial pelo clima (21 de setembro) para debatermos publicamente sobre nosso envolvimento com a arte-educação-ambiental e um jeito diferente de se tentar construir um outro mundo possível.
Distanciando da excessiva racionalidade científica, abrimos os horizontes para acolher os afetos, e acreditamos que a arte é uma poderosa tática de lutas para garantir a vida planetária, a justiça ambiental, os direitos humanos e da Terra, a luta contra a misoginia, racismo, LGBTfobia, intolerância religiosa, negacionismo, Terra planismo, crueldade animal e diversos outros preconceitos e discursos políticos que aniquilam a diversidade biológica e as diferenças culturais.
Visite a página de nossa iniciativa no FSM aqui.