domingo, 14 de abril de 2019

Docs de arte — 5 documentários indispensáveis que foram lançados nesta década

https://medium.com/@artikin/docs-de-arte-5-document%C3%A1rios-indispens%C3%A1veis-que-foram-lan%C3%A7ados-nesta-d%C3%A9cada-3b2253a943cf?fbclid=IwAR1Q8Yn3TWs9ecTmnC1_66Ym1lwZeo8YWoueaIOeUMbu6_I8ACwQQELNSsg

Docs de arte — 5 documentários indispensáveis que foram lançados nesta década

por Matheus Gouthier

Na indústria cinematográfica, os documentários de arte ganham espaço entre um público interessado em uma ter uma visão mais intimista do universo particular de um artista e suas obras.
Fugindo da videografia básica do gênero, que inclui O Mistério de Picasso (1956), Caverna dos Sonhos Esquecidos(2010) entre outros, selecionamos 5 documentários de arte lançados nesta década sobre temas, estilos e artistas variados, porém todos com uma mesma semelhança — são indispensáveis para apaixonados por arte.

CRAVOS

2018
direção – Marco Del Fiol
Uma família, três gerações de artistas; Mário Cravo Junior, parte da primeira geração do modernismo baiano; seu filho, Mário Cravo Neto, renomado fotógrafo e escultor brasileiro; Christian Cravo, filho de Cravo Neto e fotógrafo em ascensão. Entre arquivos familiares e declarações filosóficas dos artistas, a produção brasileira é assinada por Marco Del Fiol, diretor de Espaço Além: Marina Abramovic e o Brasil.
Onde assistir — O filme segue sendo exibido em mostras e festivais nacionais e internacionais, sem data de lançamento digital prevista.

Matangi/Maya/M.I.A.

2018
direção – Steve Loveridge
Aclamado no Festival Berlim e pela imprensa internacional, o documentário dirigido por Steve Loveridge, contém mais de 20 anos de gravações pessoais e inéditas de Matangi Maya Arapulgrasm (M.I.A), multiartista e ativista tâmil. Não poupando contrastes, as cenas atravessam a vida da artista, o que inclui a guerra civil no Sri Lanka, o palco do Oscar e o Super Bowl. O filme estabelece uma ligação metalinguística com a vida de Maya; não separando a nenhum momento Arte e Política, tal qual sua carreira. Indispensável para se pensar a relação entre estes dois pontos nos dias de hoje.
Onde assistir — O filme foi exibido em festivais e lançado em formato digital.

David Lynch — The Art Life

2016
direção – Rick Barnes, Olivia Neergaard-Holm, Jon Nguyen
Em tom biópico, o documentário amálgama a vida e obra do multiartista David Lynch, conhecido por filmes como EraserheadO Homem Elefante e a série Twin Peaks. Com ênfase em suas obras enquanto artista visual, o registro contém longos depoimentos, onde Lynch revela de forma intimista seu fascínio pela memória e o imaginário.
Onde assistir — O filme está disponível em mídia variada.

A Vida e a Arte de Stanislaw Szukalski

2018
direção – Irek Dobrowolski
Dirigido por Irek Dobrowolski, a produção original da Netflix explora a vida e obra de Stanislaw Szukalski, artista polonês radicado nos Estados Unidos. Famoso por lidar com os mitos de origem, Stanislaw fundou a pseudociência do Zermatismo, o que exerceu bastante influência em seus trabalhos, outros temas recorrentes em suas produções estão relacionados com a história e a mitologia da Polônia.
Onde assistir — O filme é uma produção do Netflix.

Exit Through the Gift Shop

2010
direção – Banksy
Documentário ou Mocumentário? A questão ainda perdura por se tratar de Banksy. Indicado ao Oscar e dirigido pelo próprio artista, a produção britânica trata de questões mercadológicas em tom descontraído. Representado pelo caso de Mr. Brainwash, pseudônimo de Thierry Guetta, ex-dono de brechó e aficionado por street art que se tornou conhecido em todo mundo assinando trabalhos para Madonna, Michael Jackson, Coca Cola e Mercedes-Benz, o longa traz uma crítica dúbia a indústria da arte e a artistas gerados pelo poder de especulação, ao mesmo tempo que propõe uma reflexão sobre o comportamento do artista, não nutrindo o blasé acadêmico de praxe no cubo branco.
Onde assistir — O filme está disponível em mídias variadas e no YouTube.

Matheus Gouthier — Artista audiovisual e jornalista cultural, pesquisa a direção de arte enquanto elo de expressões distintas; o kitsch e a apropriação em todas suas formas.
Artikin é um coletivo de curadoria, conteúdo e experiência em arte.
 — site | youtube | instagram | facebook | tumblr | medium | grupo FB

Nenhum comentário:

MICHÈLE SATO, PRESENTE!

MICHÈLE TOMOKO SATO O que dizer  escrever  - sobre Michèle Sato, em poucos parágrafos, que sejam expressivos e representativos da existência...