domingo, 14 de abril de 2019

NOTA DE REPÚDIO Lista Tríplice das Eleições - Unirio




EXCELENTÍSSIMOS SENHORES E SENHORAS
Membros do Colegiado Eleitoral
UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Brasil, 14/04/2019.

Prezadas Senhoras e Prezados Senhores,

Nós do OBSERVARE - Observatório de educação ambiental, nos somamos ao grito indignado da comunidade acadêmica da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, da nota de repúdio do ANDES - Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior, e demais integrantes de outras Instituições do Ensino Superior, em relação a uma atitude inadmissível e anti democrática de não acatar a manifestação da comunidade acadêmica da Unirio para o pleito da nova reitoria, que elegeu em consulta pública sua preferência, com 72% dos votos o Prof. Leonardo Castro, educador ambiental, coordenador do grupo de educação ambiental Desde El Sur da UNIRIO.  

Vimos nos manifestar contra a decisão do Colegiado eleitoral pelo posicionamento contrário à vontade da maioria ao não indicar em primeiro lugar da lista tríplice, além de adicionar um nome que não fez parte do pleito na consulta pública. Compreendemos isso como uma atitude de desagravo à democracia, um descaso com a participação da comunidade acadêmica que elegeu um resultado no pleito. Isso  e se constitui em um perigoso precedente às demais instituições de ensino superior, principalmente no período de exceção como
vivemos.

A Universidade pública hoje está sob ameaça e se torna ainda mais vulnerável frente à situação concreta de desrespeito às práticas democráticas que se consolidou em nossas Universidades nos últimos anos. Negligenciada pelas atuais políticas, têm sofrido paulatinas derrotas e retrocessos nas suas atuações de ensino, da pesquisa, da extensão e dos diálogos da internacionalização.

Afirmamos aqui nosso protesto e intenção de luta pela manutenção da democracia em nossas Universidades Públicas e na sociedade brasileira.

NÃO AO GOLPE!
A FAVOR DA DEMOCRACIA!

carta em pdf

Nenhum comentário:

MICHÈLE SATO, PRESENTE!

MICHÈLE TOMOKO SATO O que dizer  escrever  - sobre Michèle Sato, em poucos parágrafos, que sejam expressivos e representativos da existência...