sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Lideranças regionais participam de curso de formação sobre a mudança climática

http://www.uricer.edu.br/site/informacao.php?pag_invoked=noticias_principal&id=8842

Notícias - 24/09/2019
Lideranças regionais participam de curso de formação sobre a mudança climática

206 exibições


Teve início na quarta-feira, 18, na URI, um projeto de formação continuada em Educação Ambiental sobre Mudança Climática. Estão participando da iniciativa representantes das áreas de meio ambiente, saúde, educação, agricultura e assistência social dos municípios do Alto Uruguai Gaúcho. O projeto acontece simultaneamente com a Cúpula do Clima, encerrada na segunda-feira, 23, na sede da ONU, em Nova York, com a presença de chefes de estado e representantes de governo de mais de 60 países.

Segundo a professora Sônia Zakrzevski, do Curso de Ciências Biológicas da URI, e coordenadora do projeto, a mudança do clima mostra-se como um dos desafios mais significativos e complexos da atualidade. Em função das ameaças aos sistemas naturais e humanos, o tema deve merecer cada vez mais atenção das esferas política e científica nacional e internacional, bem como das escolas e da mídia. O Curso teve início na “Semana pelo Clima”, que se estende até sexta-feira, 27.

A primeira formação foi voltada à ampliação da compreensão do conceito de mudança climática. Os participantes foram desafiados a refletir sobre as suas percepções sobre o tema, respondendo a um questionário online sobre o tema. No turno da manhã, a formação contou com a contribuição, via videoconferência, do professor Éder Leandro Bayer Maier, da FURG (Universidade Federal do Rio Grande), que auxiliou o grupo a refletir sobre a mudança climática, a partir de um olhar da geografia. O professor Éder atua na área da Geografia Física, com ênfase na Climatologia, atuando em investigações sobre a distribuição espacial e temporal da precipitação na América do Sul e suas relações com dados paleoclimáticos da FURG.

À tarde, as atividades foram voltadas ao diálogo sobre os compromissos nacionais e acordos internacionais vinculados à mudança do clima. O trabalho contou com o apoio da professora Carina Petsch, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) que, também através de uma videoconferência, abordou sobre os impactos da mudança climática às populações humanas e ao meio ambiente. A professora possui formação em Geografia e atua em pesquisa sobre a Antártica, monitoramento de geleiras, ensino polar, sensoriamento remoto e Geografia Física.

Conforme Magda Roman Jarozeski, estudante de licenciatura em Ciências Biológicas na URI e bolsista de Extensão, a formação terá continuidade até julho de 2020. “No próximo encontro, no dia 9 de outubro, serão abordados aspectos da Mudança Climática associados à conservação da diversidade biológica”, informou. As atividades irão contar com o apoio dos professores Luiz Ubiratan Hepp, Vanderlei Decian e Tanise Sausen, do Departamento de Ciências Biológicas, e também da professora Cristiane Biasi, que desenvolve seu Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia da URI.
1 / 2
 Formação tem a presença de lideranças regionais

Principal

Nenhum comentário:

MICHÈLE SATO, PRESENTE!

MICHÈLE TOMOKO SATO O que dizer  escrever  - sobre Michèle Sato, em poucos parágrafos, que sejam expressivos e representativos da existência...