sexta-feira, 8 de maio de 2020

[Agência Pública] Reportagens da Semana - 04 a 08 de maio


I Jomalismo



08/05/2020
Com verba pública, publicitário do Aliança pelo Brasil cuida de redes sociais de deputados que apoiam protestos antidemocráticos
Nesta reportagem, revelamos que o marqueteiro do Aliança pelo Brasil, Sérgio Lima, é o responsável, desde março, pelas redes sociais da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), e de outros três parlamentares do PSL que estão na linha de frente da criação da nova legenda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os quatro deputados também corroboram o discurso anti-isolamento social contra a Covid-19, espalhando desinformação e, no caso da deputada, fake news sobre a doença. Apoiados nessa narrativa construída na internet, os parlamentares saíram às ruas para participar de atos antidemocráticos que também contaram com o apoio da cúpula do Aliança pelo Brasil.
Acesse o conteúdo
07/05/2020
Auxílio merenda não garante nem 10 dias de alimentação para alunos sem aula
Em Pernambuco, benefício distribuído para 240 mil estudantes da rede estadual, deveria substituir a merenda, suspensa por causa do fechamento das escolas durante a pandemia de coronavírus. O valor deveria cobrir um mês de despesas com comida, mas “não chega nem a dez dias”, segundo Joana D’Arc dos Santos, de 60 anos, que vive com três netos que têm direito ao benefício.
Acesse o conteúdo
05/05/2020
Brasilândia: o coronavírus mora ao lado, mas moradores mantém rotina
Na Brasilândia, líderes comunitários e profissionais de saúde lutam para conscientizar as pessoas que, apesar do recorde de casos da doença em São Paulo, continuam a transitar pelas vielas e becos.
Acesse o conteúdo
04/05/2020
No Ministério da Justiça, Sergio Moro abriu as portas para o FBI
Meses de investigação da Agência Pública em documentos oficiais revelam que, ao assumir o Ministério da Justiça, o ex-juiz Sérgio Moro e o ex-diretor da PF Maurício Valeixo assinaram acordos com o FBI, ampliando a influência americana em diferentes áreas de combate ao crime, incluindo a presença dos agentes estrangeiros em um centro de inteligência na fronteira, investigações sobre corrupção e acesso a dados biométricos brasileiros.
Acesse o conteúdo
06/05/2020
Em duas semanas, número de negros mortos por coronavírus é cinco vezes maior no Brasil
Levantamento da Pública mostra que mortes e hospitalizações de pretos e pardos sobem mais que em brancos. Em São Paulo, recorde de mortes ocorre onde população negra é maior: para cada morte em Moema, quatro morrem na Brasilândia.
Acesse o conteúdo
07/05/2020
Idosos reféns de empréstimos consignados aguardam batalha jurídica em meio à pandemia
Em meio à pandemia da Covid-19, os idosos, um dos grupos mais vulneráveis à doença, aguardam o fim de uma importante batalha judicial: querem saber se terão um respiro no pagamento de empréstimos consignados, em um momento de crise econômica. Nesta reportagem, mostramos como os idosos são prejudicados por empréstimos abusivos, investigados pelo Ministério da Justiça.
Acesse o conteúdo
05/05/2020
Acuado, Bolsonaro namora o Centrão e radicaliza o discurso
Inquéritos no STF, acusações públicas de Sérgio Moro e pedidos de impeachment podem encurtar o mandato do presidente Jair Bolsonaro, que reage entre a retórica autoritária e o toma-lá-dá-cá da velha política.
Acesse o conteúdo
08/05/2020
Para presidente da OAB, “há risco de golpe”
Entrevistamos o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. Segundo ele, em meio a uma pandemia que exige esforço das instituições para reduzir mortes pelo coronavírus, a OAB não vê clima para abrir agora um processo de impeachment contra o presidente. Mas diz que as investigações que cercam o presidente prosseguem em ritmo normal e que o Congresso será o ator principal no cenário que surgirá depois da fase aguda da crise na saúde.
Acesse o conteúdo
06/07/2020
“O problema não é o ataque contra o Cimi, e sim o ataque mortal contra os povos indígenas”, diz Dom Roque
Em entrevista à Pública, o presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Dom Roque Paloschi, falou sobre a política do Governo Bolsonaro para os povos indígenas durante a pandemia: "Estamos suplicando desde o primeiro momento que o governo tomasse ações sérias e efetivas para evitar que o vírus se propagasse no meio das comunidades. Mas pelo contrário, estão atuando para que a mortandade cresça. Um vírus que chega em uma comunidade indígena pode levar a uma tragédia”
Acesse o conteúdo
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Copyright © 2020 Agência Pública, Todos os direitos reservados.
Este e-mail é enviado para os veículos republicadores da Agência Pública.

Nosso endereço:
Agência Pública
Rua Vitorino Carmilo, 453 - casa 2
São Paulo, SP 01153000
Brazil

Add us to your address book


Deseja mudar como você recebe esses emails?
Mude suas preferências ou cancele o recebimento desta newsletter 

Nenhum comentário:

MICHÈLE SATO, PRESENTE!

MICHÈLE TOMOKO SATO O que dizer  escrever  - sobre Michèle Sato, em poucos parágrafos, que sejam expressivos e representativos da existência...