sexta-feira, 15 de maio de 2020

apública - 15/05/2020 a semana


10/05/2020
Gestantes e mães com bebês enfrentam pandemia dentro das prisões paulistas
Revelamos que em São Paulo há 100 gestantes e 50 mulheres lactantes que estão dentro de unidades prisionais do estado, segundo informações obtidas pela Agência Pública com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Sem poderem receber visitas ou o jumbo (entregas de comida e itens de higiene, agora feitas apenas por Sedex, com limite de peso e frequência), por causa das medidas de isolamento social, é difícil dizer com certeza em quais condições de saúde, higiene e segurança se encontram essas mulheres e bebês. A comunicação com familiares é feita apenas por carta – oficialmente elas estariam podendo receber telefonemas, mas os familiares entrevistados pela reportagem afirmam nunca ter conseguido.
Acesse o conteúdo
12/05/2020
A “pior prisão do Rio de Janeiro” em tempos de coronavírus
Nesta reportagem, revelamos a situação da unidade Ary Franco, a superlotada prisão-calabouço, no Rio de Janeiro, considerada pela ONU como “desumana e degradante”.
Acesse o conteúdo
11/05/2020
Jornalistas arriscam a vida na crise do coronavírus em meio a demissões, cortes de salário e agressões do presidente
Nesta reportagem, investigamos a situação dos jornalistas em vários estados do Brasil.  Enquanto o presidente manda os jornalistas calarem a boca, pelo menos quatro profissionais já morreram de covid-19 durante a cobertura e muitos estão contaminados. Além de enfrentarem sobrecarga de trabalho e risco de contaminação, muitas redações estão sofrendo cortes de pelo menos 25% dos salários.
Acesse o conteúdo
13/05/2020
Após uso de robôs, Laureate agora demite professores de EAD
A Pública apurou que a rede educacional Laureate, dona da FMU e Anhembi Morumbi, demitiu hoje mais de 90 profissionais da educação à distância. Há quinze dias, a Pública revelou que a rede estava usando robôs para corrigir atividades do ensino à distância, sem avisar aos alunos.
Acesse o conteúdo
13/05/2020
Em meio à pandemia, governo Bolsonaro aprova 118 agrotóxicos em dois meses
Mesmo durante a quarentena, o Governo Federal continua a aprovar novos agrotóxicos para serem vendidos no mercado brasileiro. Desde março deste ano foram publicados o registro de 118 novos produtos, sendo 84 destinados para agricultores e 34 para a indústria. No mesmo período, as empresas produtoras de pesticidas solicitaram ao Ministério da Agricultura a liberação de mais 216 produtos, que estão sendo avaliados agora pelo governo.
Acesse o conteúdo
14/05/2020
Mistura de agrotóxicos na água continua sem controle, Fiocruz propõe regras mais rígidas
Para a Fiocruz, o Brasil deveria seguir o padrão europeu para controle de agrotóxicos na água. A Fundação propõe que um número maior de substâncias sejam monitoradas, mais rigidez nos volumes permitidos e um sistema de alerta para a população.
Acesse o conteúdo
13/05/2020
Pessoas armadas em acampamento pró-Bolsonaro cometem crime contra a Constituição, afirma Sou da Paz
Em entrevista à Pública, Bruno Langeani, gerente do instituto Sou da Paz explica que lei proíbe porte de arma em manifestações políticas. O Instituto acaba de enviar ao Congresso Nacional, à polícia do Distrito Federal e ao Ministério Público (MPF-DF) uma denúncia contra acampamento pró-Bolsonaro em Brasília. À BBC, a militante Sara Winter, principal porta-voz do grupo, admitiu a existência de armas com os manifestantes.
Acesse o conteúdo
15/05/2020
“Temos que construir a utopia no dia a dia", diz a boliviana Julieta Paredes
Em entrevista exclusiva à Pública, a ativista boliviana Julieta Paredes explica o que é feminismo comunitário e denuncia a violência do governo interino que assumiu o poder após a queda de Evo Morales. A entrevistada foi escolhida pelos Aliados da Pública.
Acesse o conteúdo
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Copyright © 2020 Agência Pública, Todos os direitos reservados.
Este e-mail é enviado para os veículos republicadores da Agência Pública.

Nosso endereço:
Agência Pública
Rua Vitorino Carmilo, 453 - casa 2
São Paulo, SP 01153000
Brazil

Add us to your address book

Nenhum comentário:

MICHÈLE SATO, PRESENTE!

MICHÈLE TOMOKO SATO O que dizer  escrever  - sobre Michèle Sato, em poucos parágrafos, que sejam expressivos e representativos da existência...