segunda-feira, 4 de maio de 2020

A PANDEMIA NO INTERIOR DO PAÍS

piauí
https://piaui.folha.uol.com.br/pandemia-no-interior-do-pais/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification


Igualdades

A PANDEMIA NO INTERIOR DO PAÍS

AMANDA ROSSI E RENATA BUONO
04maio2020_11h15
ACovid-19 está no Brasil, oficialmente, há pouco mais de dois meses. Em 25 de fevereiro, São Paulo notificou o primeiro caso nacional, um paciente que havia viajado para a Itália. Desde então, a doença se espalhou para 2.023 municípios brasileiros até o fim de abril, percorrendo o trajeto das cidades maiores para as menores. É fora das capitais que a Covid-19 cresce mais rápido. Em média, cada caso nas capitais gerou 14 outras infecções em um mês. No restante das cidades, cada caso deu origem a outras 34 contaminações. O =igualdades desta semana explica a distribuição da Covid-19 nos dois primeiros meses da doença no Brasil. Os dados foram compilados pela plataforma de dados abertos Brasil.io, a partir de boletins epidemiológicos estaduais – o Ministério da Saúde não divulga dados municipais.
número de cidades com casos de Covid-19 saltou de 325, em 29 de março, para 2.023, em 29 de abril. Em média, cada cidade espalhou a doença para outras 5. Nos locais onde o coronavírus já circula, vivem 170 milhões de pessoas.
Até 29 de abril, 92 cidades já tinham mais de 100 casos de Covid-19. As seis mais afetadas têm, juntas, quase metade dos casos do país.
A Covid-19 cresce mais no interior. Nas capitaiscada caso notificado da doença no fim de março gerou, em média, mais 14 infecções até fim de abril. Já no restante das cidades, cada caso deu origem a outras 34 contaminações.
Em algumas cidades do interior, os casos cresceram tanto que a incidência de Covid-19 já é maior que nas capitais. Manacapuru (AM), cidade de 97 mil habitantes, tem 42 infectados para cada 10 mil habitantes. Iranduba (AM), de 48 mil habitantes, 24 por 10 mil habitantes. Já em São Luís (MA), a capital com a maior incidência do país, são 22 por 10 mil. Em São Paulo14 por 10 mil.
Há um mês, as capitais tinham 78% dos casos de Covid-19 e, o interior, 22%. Agora, são 61% nas capitais e 39% no interior.
Santa Catarina é o estado brasileiro por onde a Covid-19 mais se espalhou. Apenas 17% dos casos estão em Florianópolis. Já em RoraimaBoa Vista concentra 90% dos casos.
Na maior parte do país, a doença está em fase inicial. De cada 10 cidades com Covid-19, 8 têm até 10 casos. Nesse patamar, ainda é possível rastrear e isolar todos os doentes e aqueles que tiveram contato com eles.
Ainda assim, as cidades menores continuam sendo o principal refúgio contra a Covid-19. Todas as cidades com mais de 200 mil habitantes registraram casos da doença. Já entre as cidades com até 20 mil habitantes4 de cada 5 estão livres do novo coronavírus.
Fontes: Dados municipais compilados pelo Brasil.io, Tadeu Masano/FGV. Para cálculo da taxa por município, foram consideradas apenas cidades onde há mais de cem casos.

AMANDA ROSSI

Jornalista, trabalhou na BBC, TV Globo e Estadão, e é autora do livro Moçambique, o Brasil é aqui

RENATA BUONO (siga @revistapiaui no Twitter)

Renata Buono é designer e diretora do estúdio BuonoDisegno


Nenhum comentário:

MICHÈLE SATO, PRESENTE!

MICHÈLE TOMOKO SATO O que dizer  escrever  - sobre Michèle Sato, em poucos parágrafos, que sejam expressivos e representativos da existência...