terça-feira, 5 de março de 2019

REVISTA POIÉSIS

REVISTA POIÉSIS
Chamada para Dossiê: “Ambientalização Curricular e Sustentabilidade Socioambiental: por uma formação educacional crítica”
PRAZO: ATÉ 15/04/2019
Organizadores:
Antônio Fernando Guerra (Rede REASUL/RASES)
Mara Lúcia Figueiredo (Rede RASES)
Fátima Elizabeti Marcomin (Universidade do Sul de Santa Catarina – PPGE)
No contexto atual, a temática da sustentabilidade socioambiental permeia, entre outros, um dos desafios impostos frente à necessária reconfiguração do quadro formativo tradicional de formação dos sujeitos nas universidades. Os processos, outrora evidenciados, já não bastam e não se prestam para constituir a base nucleadora que sustenta o arcabouço teórico/reflexivo/prático capaz de suplantar a realidade do momento presente. O tempo que se apresenta e vislumbra exige um sujeito crítico, atuante, reflexivo, instigante, capaz de transmutar a indiferença e buscar alternativas para a construção de sociedades equânimes, solidárias, comprometidas com a ética, a justiça e a sustentabilidade socioambiental em diferentes espaços. As Instituições de Ensino Superior (IES) necessitam comprometer-se com esse viés formativo em seus cursos de graduação, lato e stricto sensu e que se acha implícito nos processos de Ambientalização Curricular.
O Dossiê em questão abre espaço para trabalhos inéditos decorrentes de pesquisas teóricas e/ou empíricas concluídas, nacionais e internacionais, que retratem processos de Ambientalização evidenciados em diferentes espaços educacionais, seus avanços, desafios, inovações, concepções epistemológicas que perpassam as discussões e reflexões acerca do tema e/ou outras abordagens diretamente relacionadas à temática. As contribuições do tema para a Educação transitam em diferentes frentes, dentre elas, destacam-se, além do contexto formativo, a inserção da questão da sustentabilidade socioambiental e da Educação Ambiental.
Sobre o envio dos textos: a postagem das submissões poderá ser efetuada, mediante cadastro na Revista Poiésis, marcando a opção AUTOR. O responsável pela postagem deverá informar ao editor (item constante durante o processo de submissão) a informação: TEXTO referente ao Dossiê: Ambientalização Curricular e  Sustentabilidade Socioambiental:  por uma formação educacional crítica.
Sobre o prazo para postagem das submissões: até 15/04/2019. Somente os textos enviados até essa data serão avaliados para a temática do Dossiê. Textos enviados fora do prazo poderão ser avaliados dentro do fluxo normal da Revista.
Sobre a publicação: O Dossiê tem previsão de publicação para o primeiro semestre de 2019.
Sobre as instruções para os autores:  A Revista Poiésis é avaliada com Qualis CAPES B2 na área da Educação. As diretrizes para autores poderão ser acessadas através do link
http://portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/about/submissions#authorGuidelines

Nenhum comentário:

MICHÈLE SATO, PRESENTE!

MICHÈLE TOMOKO SATO O que dizer  escrever  - sobre Michèle Sato, em poucos parágrafos, que sejam expressivos e representativos da existência...